Nicholas Sparks: dos livros para as telas

Minha dica de hoje é uma mistura de literatura e cinema.

Sou fã do escritor Nicholas Sparks, tenho seis livros dele: Querido John, A Última Música, Diário de uma Paixão, Um Porto Seguro, O Melhor de Mim e A Escolha. E considero um melhor do que o outro.

O sucesso do autor cresce ainda mais, principalmente, por causa das adaptações que já foram feitas para o cinema: Uma Carta de Amor, Noites de Tormenta, Um Amor para Recordar, Diário de uma Paixão, Querido John, A Última Música, Um Homem de Sorte e Um Porto Seguro. O best-seller homônimo O Melhor de Mim também tem adaptação prevista para ser rodada em 2014.

Eu, particularmente, não sou grande admiradora das versões cinematográficas dos livros, mas minha curiosidade incontrolável sempre me leva a assisti-los. E na maioria das vezes, acabo me decepcionando com o que vejo na telona dos cinemas.

O primeiro que eu li foi Querido John, e foi bem na época do lançamento do filme. Assim que terminei de ler, corri para assistir ao filme. Como já era de se esperar, amei o livro, que tem uma história envolvente e que em nada tem a ver com a versão em vídeo.

A Última Música é um livro lindo e sua versão para o cinema não deixou por menos. Gostei muito. Mas acho que faltaram alguns detalhes que deixaram a desejar. Entendo que o filme tem tempo e que nem tudo pode ser mostrado, mas fica faltando “aquela coisinha a mais”. Algumas lacunas foram deixadas abertas e pode ocorrer, de quem não leu o livro, ficar sem entender algumas partes da história.

O Diário de uma Paixão foi uma das poucas exceções no qual vi primeiro o filme e muito tempo depois li o livro (na verdade, nem sabia que existia o livro na época que assisti, que por sinal, a adaptação é linda!). Amei os dois. E mesmo lendo o livro depois de conhecer a história, não me decepcionei (!!!) com o a versão pros cines, que foi muito bem retratada. A única diferença é a ordem cronológica das obras. No livro as lembranças ficaram mais soltas que no filme. Mas a adaptação foi perfeita! Sem nenhuma reclamação!

Um Amor para Recordar e Um Homem de Sorte somente vi os filmes, e gostei muito. Ou seja, os livros devem ser mil vezes melhor.

Apaixonei-me pela história de Um Porto Seguro e estou louca para ver o filme (que só pelo trailer já percebi diversas coisas diferentes em relação ao impresso). Mas a história é muito boa, envolve ação, suspense, romance.

Então, fica a dica, para quem gosta de ler e para quem gosta de bons filmes.


Sobre a Autora:
Melissa Maschka é gaúcha de 25 anos. Formada em jornalismo pela Universidade Luterana Brasileira (ULBRA) no ano de 2010. É apaixonada por livros, filmes e séries, mas não é nenhuma "rata de biblioteca" ou uma nerd... Está muito longe disso!.

Os artigos mais lidos

Como funciona o Budismo e seus preceitos

Sia e o seu coração elástico

Termos técnicos do telejornalismo