Parada obrigatória

Fotografia de uma placa sinalizadora de trânsito encostada num poste de energia elétrica. Nela está escrito a palavra "pare" em letras maiúsculas.

Saber a hora de parar...

Talvez esta seja a maior de todas as sabedorias.

É um desafio! Principalmente nos dias de hoje em que prevalece a máxima do “nunca desista”, "foco, força e fé" etc.

Veja bem, não é minha intenção afirmar que deve-se desistir, não acreditar e sequer lutar. Não, de forma alguma!

Só que é importante pensar bem para não confundir a fraqueza da desistência com a sabedoria da parada.

Muitos de nós por não conseguirmos ter este discernimento ficamos presos em algo que não nos realiza, não edifica e nem frutifica. E isso acaba nos machucando e muitas vezes minando a nossa autoconfiança e autoestima por termos a sensação de estarmos estagnados.

Reflita comigo: um lutador que já apanhou tanto do adversário, a ponto de possivelmente morrer caso levante e receba mais um golpe. Seu treinador e ele mesmo estariam sendo covardes ao jogar a toalha e reconhecer a vitória do oponente? Será que essa não seria a hora de parar a luta? Não seria um ato de inteligência e de responsabilidade do árbitro interrompê-la neste momento? Só o fato de subir ao ringue e enfrentar com todas as suas forças, ir até o seu limite, não seria já uma atitude louvável?

Saber a hora de parar...

É preciso saber a hora de parar quando estamos festejando com nossos amigos e parentes, pois precisaremos voltar para casa dirigindo e não é conveniente beber mais.

É preciso saber a hora de parar quando estamos num relacionamento e a convivência com aquela pessoa não é mais possível, embora a aceitação seja mais cômoda que o confronto e o caminho desconhecido daqui pra frente.

É preciso saber a hora de parar quando estamos num trabalho e já atingimos o limite do nosso esforço físico. Num emprego e este não nos proporciona nenhum tipo de realização, seja financeira ou profissional, nem qualquer perspectiva de crescimento.

É preciso saber a hora de parar quando estamos estudando algum curso e percebemos que este não é exatamente o que procuramos.

Saber a hora de parar...

Atletas precisam disso!

Ronaldo, um dos maiores jogadores de futebol da história brasileira, sofre até hoje por não ter tido o discernimento para colocar um ponto final na sua carreira vitoriosa. Poderia ter feito quando ainda era herói, mas somente o fez quando tornou-se piada. Pelé, ao contrário, soube exatamente a hora de parar e até hoje recebe o rótulo de rei.

Nas corridas de fórmula 1, o momento que pode decidir o sucesso para o piloto é justamente a hora da parada nos boxes. As equipes estudam com muito cuidado qual será a melhor estratégia a se adotar. Em milésimos de segundos, tudo pode ir para o ralo. É uma decisão crucial!

Para mim, cozinhar é uma arte. E os melhores cozinheiros são aqueles que sabem exatamente a melhor hora de parar. Devem saber se a quantidade de tempero colocada já é suficiente e evitar que fique temperado demais ou de menos. Da mesma forma, devem saber quando é o momento preciso para interromper o cozimento. Se cozinhar de mais vai queimar e estragar a comida. Se cozinhar de menos vai ficar cru.

Até para escrever um artigo como este é essencial. Pois corre-se o risco de faltar ideias e argumentos ou exceder e tornar a leitura cansativa.

Saber a hora de parar...

Quão desafiante, quão instigante, quanta sabedoria!

Parar é sobretudo um ato de coragem!

Comentários

Os artigos mais lidos

Como funciona o Budismo e seus preceitos

Sia e o seu coração elástico

Termos técnicos do telejornalismo