Filmes que todo jornalista deveria assistir

Eu acredito que os filmes são uma ótima maneira de aprender sobre o mundo e as pessoas. Eles têm o poder de entreter, educar e inspirar. Para os jornalistas, existem alguns que são ótimos para entender melhor a profissão e os seus desafios. Aqui estão os meus favoritos:

Cidadão Kane (1941)

Amplamente considerado o maior filme de todos os tempos, dirigido por Orson Welles, o filme segue o magnata das comunicações, Charles Foster Kane, enquanto ele sobe ao poder e enfrenta os resultados de suas decisões. É um poderoso conto sobre o poder e as conseqüências da ambição desenfreada. Ele oferece uma grande visão sobre o mundo do jornalismo e o poder da imprensa.

O quinto poder (2013)

Drama biográfico sobre a ascensão do WikiLeaks e seu fundador, Julian Assange. Ele fornece uma visão interessante do mundo dos denunciantes e dos dilemas éticos que os jornalistas enfrentam ao relatar informações confidenciais. O filme também destaca a importância da checagem de fatos e o poder do jornalismo investigativo.

Spotlight: segredos revelados (2015)

É baseado na história real da investigação do jornal Boston Globe sobre o encobrimento pela Igreja Católica dos casos de abuso sexual infantil na cidade. Ele mostra a importância da colaboração e o poder de uma equipe de jornalistas dedicados trabalhando juntos para descobrir a verdade. O filme também enfatiza a necessidade de os jornalistas serem persistentes e nunca desistirem diante das adversidades.

The post - A guerra secreta (2017)

Dirigido por Steven Spielberg, é um drama que conta a história real da decisão do jornal Washington Post de publicar os chamados Papéis do Pentágono em 1971, apesar de todos os riscos legais e políticos. Estrelado por Meryl Streep e Tom Hanks, o filme segue a jornada do editor do jornal, Ben Bradlee, e da editora, Kay Graham, enquanto lutam pela liberdade de imprensa. The Post é uma história inspiradora e poderosa que destaca a importância de uma imprensa livre e a coragem daqueles que a defendem.

Comentários

Os artigos mais lidos

Como funciona o Budismo e seus preceitos

Sia e o seu coração elástico

Termos técnicos do telejornalismo