À vida

Folha seca numa folha de papel

Querida vida,

Escrevo-te esta carta para expressar os sentimentos que habitam em meu coração há tanto tempo. Olhando para trás, percebo que tivemos uma relação complexa e muitas vezes tumultuada. No entanto, quero deixar claro que, apesar das dores e das adversidades que me impuseste, eu escolho perdoá-la.

Não foi fácil, claro. Algumas feridas demoraram muito tempo para cicatrizar, e outras ainda estão em processo. Mas eu aprendi que o perdão não é um ato único, é um processo contínuo. É uma escolha que precisamos fazer todos os dias, de deixar para trás aquilo que não podemos mudar e seguir em frente.

Acredito que você e eu nos encontramos numa encruzilhada da existência, e nossa união foi permeada por uma série de desafios. Houve momentos em que me vi afogando em meio às tempestades que tu me lançaste. Os teus golpes pareciam implacáveis, e muitas vezes me perguntei por que tu eras tão dura comigo.

Enfrentei dores profundas, decepções avassaladoras e lutas incansáveis. Chorei lágrimas de desespero e frustração, tropecei repetidamente nas estradas tortuosas, desafios que pareciam insuperáveis, e em alguns momentos, pensei que não seria capaz de continuar. Você me testou de todas as maneiras possíveis, lançando obstáculos em meu caminho e pondo à prova a minha resiliência. Em meio ao caos, passei a questionar se você realmente me testava ou simplesmente se deleitava com o meu sofrimento.

Mas agora, cá estou, tentando perceber que cada obstáculo, por mais doloroso que tenha sido, trouxe consigo uma lição valiosa. Tentando entender que cada queda me ensinou a levantar novamente, mais forte e mais determinado. Que cada desafio me obrigou a buscar a coragem e a perseverança dentro de mim.

Hoje, procuro enxergá-la, Vida, não mais como minha inimiga, mas sim como minha professora. Cujas lições foram duras, mas necessárias. Você me forçou a olhar para o espelho do meu próprio ser e enfrentar meus medos e fraquezas. Você me ensinou que a força interior é uma qualidade inerente ao ser humano, e que a superação é possível mesmo quando tudo parece perdido.

Ao perdoá-la, eu me liberto das amarras do ressentimento e do sofrimento. Escolho seguir em frente com gratidão por cada experiência vivida, por cada lágrima derramada e por cada sorriso conquistado. Sei que você não foi responsável por todas as aflições, pois muitas delas foram causadas pelas próprias ações humanas. Mas, no fim das contas, você sempre esteve presente, como um cenário em que minha história se desenrolou.

Ao perdoá-la, reconheço que não és apenas sobre momentos difíceis, mas também sobre momentos de alegria, amor e conexão. Busco aceitar que as dores passadas moldaram quem eu sou hoje, mas que elas não têm o poder de me definir.

Minha querida, a partir de agora, pretendo estar em harmonia contigo. Acolher cada dia como um presente e uma oportunidade de aprender e crescer. Embora esteja ciente de que não cessarás em lançar desafios na minha jornada, estarei mais seguro e confiante da minha capacidade de enfrentar o futuro e suas incertezas cheio de coragem e determinação.

Com amor e compreensão,

Um Homem Encontrando sua Paz.



Comentários

Os artigos mais lidos

Como funciona o Budismo e seus preceitos

Sia e o seu coração elástico

Termos técnicos do telejornalismo